O medo de empreender
- Cassiane Zago
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Ouso dizer que a grande maioria das empreendedoras, quando decidiram empreender, sentiram um pouco de medo. Eu pelo menos, me incluo nessa fatia. Quando decidi sair do meu emprego CLT e investir todo o meu tempo na fotografia, o que eu mais senti foi medo, insegurança e a frase "será que vai dar certo?" rodando a minha cabeça. Na época, era um desafio extremamente difícil de se lidar, hoje eu entendo que fez parte do processo pra eu chegar até aqui. Pra eu chegar até aqui e te dizer: calma, vai dar certo sim! Quando eu tomei a decisão de me dedicar 100% a fotografia, na incerteza dessa decisão, ouvi a seguinte frase de uma amiga "tudo aquilo que a gente foca a nossa energia, cresce", e eu nunca mais esqueci. A fotografia, de fato, cresceu na minha vida, as coisas foram se moldando, dando certo, e teve um bocado de coisas dando errado também, mas todas elas serviram para meu aprendizado e melhoria como profissional e como pessoa. Empreender exige coragem, viver exige coragem. No livro "disciplina é destino" do Ryan Holiday, ele fala: "A disciplina é inútil sem coragem, e, lógico, a característica que define a coragem é a disciplina - fortalecer a si mesmo para o que deve ser feito." Precisa fazer o que tem que ser feito. Tá com medo? Vai com medo mesmo. Coragem é agir mesmo na incerteza.
Não é fácil, não é uma melhora linear, você nunca estará 100% pronta, nunca haverá o momento perfeito, a gente vai aprendendo, melhorando e construindo no caminho, agindo.
A realidade é que se você se dedicar e quiser fazer dar certo, VAI DAR CERTO, mesmo que existam muitos desafios no meio do caminho, precisa aprender a aproveitar e ver a beleza no processo. Hoje você é melhor que ontem, amanhã você será melhor que hoje, todo santo dia sendo 1% melhor, é na constância que mora o sucesso.
Comentários